Psicologia

Conhecida como uma ciência que estuda e trata os fenômenos mentais e comportamentais do ser humano, e suas relações com os ambientes físicos e sociais. Composta por diversas abordagens, formas de ver e compreender o funcionamento psíquico.

PSICOTERAPIA

É caracterizada como uma forma de tratamento, intervenção para problemas psíquicos. Atendimento realizado especificamente por um Psicólogo(a), para tratar questões como dificuldades emocionais, cognitivas e comportamentais.

TERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL-TCC (Aaron Beck)

É uma forma de Psicoterapia que se baseia no conhecimento empírico da psicologia, tanto o modelo cognitivo quanto comportamental. Uma abordagem teórica breve, focada no problema atual do paciente. Explica, o que afeta ou determina emoções e comportamentos do ser humano não são os fatos (acontecimentos), mas as suas cognições, a forma como os mesmos são interpretados.

De acordo com Beck, J. S (1997) e Beck, A. (1997) a nossa interpretação que determina o que sentimos e como nos comportamos. Assim, TCC refere um conjunto de técnicas e estratégias elaboradas sistemicamente com objetivo de mudar padrões de pensamentos negativos. No processo Psicoterapêutico o paciente reinterpreta os elementos que geram emoções negativas e comportamentos.

Através das intervenções da TCC é possível obter resultados eficazes em situações e transtornos diversos. Intervenções: Transtorno Obsessivo-Compulsivo, Pânico, Fobias, Depressão, TDAH, Transtorno Afetivo do Humor, Transtorno do Espectro Autista, Transtorno Opositor Desafiante, Transtorno de Conduta, entre outros.

HIPNOTERAPIA ERICKSONIANA

É um método conduzido por um profissional capacitado, sempre adaptado às particularidades de cada pessoa. Com base nos estudos Ericksonianos, cada pessoa é responsável por reverter seus próprios conflitos internos. Sendo auxiliado pelo profissional, que procura identificar a linguagem de cada paciente, e assim utilizá-la como mecanismo para acessar suas potencialidades e recursos disponíveis no inconsciente.

No tratamento hipnoterapêutico o paciente entra em estado de atenção voltada para si mesmo, obtendo respostas necessárias para o autoconhecimento, reavaliação de seus pensamentos e comportamentos. Por meio de suas vivências, elabora-se estratégias potencializadas para modificação de conceitos e atitudes negativas.

Os benéficos da Hipnose Ericksoniana são diversos: autoconhecimento, potencialização da comunicação, controle das emoções, de estresse, fobias, angustias; aprendizado do processo de autohipnose, maior capacidade na resolução de problemas, mudanças comportamentais e cognitivas.

NEUROPSICOLOGIA

A Avaliação Neuropsicológica consiste em uma investigação minuciosa das funções cognitivas, sensoriais, motoras, aspectos emocionais, fatores sociais e traços da personalidade. O objetivo é compreender a organização cerebral e suas relações com o comportamento e a cognição, identificando potencialidades e/ou comprometimento funcional.

Crianças, adultos e idosos se beneficiam desse tipo de avaliação, pois é um procedimento que auxilia na compreensão de déficits atencionais, dificuldade de aprendizagem e perdas funcionais.

PSICANÁLISE

Teoria criada e desenvolvida por Sigmund Freud, Neurologista Austríaco (1856-1939) sobre a constituição da personalidade psíquica dos sujeitos, bem como um método de investigação do inconsciente, ações e produções imaginárias de um indivíduo, com base nas associações livres e na transferência.

A escuta do sujeito de análise produz novas experiências, re-situando o que foi vivido, despindo, desvelando, decifrando, descodificando conteúdos dos conflitos que geram sofrimentos psíquicos.

TERAPIA FAMILIAR SISTÊMICA

Abordagem surgiu por volta de 1970, teve como principal referência o Dr. Milton H. Erickson. Em um contexto de mudanças de paradigmas, do pensamento analítico para pensamentos sistêmicos, tem como principal lógica a ideia de reunir para compreender, com estudos das relações e das interações, substituindo a causalidade linear pela circular. Assim, para Terapia Familiar Sistêmica não é possível isolar o indivíduo do seu meio, pois ambos evoluem simultaneamente.

A Terapia Familiar objetiva juntar os membros de uma família para transformar as interações, de forma que os problemas sejam tratados na sua fonte. Assim, a principal tarefa do profissional é despertar nas pessoas padrões que as unem.

TERAPIA COMPORTAMENTAL

A Terapia Comportamental é considerada como uma forma de intervenção aos problemas psicológicos, de tal forma, se destaca pela objetividade, seguida de resultados mensuráveis. Possui um repertório amplo de técnicas bem estruturadas derivadas de pesquisas científicas, constantemente testadas nas situações problema pela psicologia aplicada, em laboratórios ou nos próprios consultórios.

É baseada na filosofia de ciência conhecida como Behaviorismo Radical e na ciência do comportamento, Análise Experimental do Comportamento, tem como principal referência teórica B. F. Skinner. Constitui uma abordagem ativa, focada no presente, orientada para o alívio dos sintomas e para obtenção de resultados em curto prazo.

A Terapia Comportamental pode ser considerada acima de tudo, um processo de aprendizagem sobre você mesmo, tal como, uma forma de desenvolver novos comportamentos. Em outras palavras, uma maneira de aumentar a sua capacidade de agir como você quer agir.

Reginaldo Santana da Silva Psicólogo CRP 04/39891

PSICOLOGIA HUMANISTA

A Psicologia Humanista, nascida no meio do século XX, como alternativa em meio de duas escolas principais da Psicologia, o Behaviorismo e a Psicanálise. Tem suas raízes na corrente filosófica do existencialismo europeu, como Jean Paul Sartre (O homem nasce livre, responsável e sem desculpas); Jean Jacques Rousseau (O homem é bom por natureza, é a sociedade que o corrompe); Erich Fromm (Se eu sou o que tenho e perco o que tenho, quem sou eu, então?); Viktor Frankl (O homem se realiza na mesma medida em que se compromete com o significado de sua vida). Estes autores tem uma visão da condição humana com base na liberdade. Considera cada indivíduo como responsável pela sua própria vida, tal como suas ações, com a capacidade de encontrar o seu próprio caminho para a liberdade.

Com forte influência Existencial e Fenomenológica, objetiva conhecer o ser humano em sua essência, humanizar seu aparelho psíquico. Oposta a visão do homem como um ser condicionado pelo mundo externo, a Psicologia Humanista tem como característica marcante, considerar o ser humano em sua totalidade, baseando-se no fato da existência de múltiplos fatores relacionados com na saúde mental. Todos eles se relacionam: o corpo, pensamentos, sentimentos e comportamentos.